segunda-feira, 16 de julho de 2012

Manaus, Amazonas

(Foto acima, com Testemunho: Ainda não tenho todos os documentos e por isto não posso trabalhar no Brasil.  Mas Deus me concede saúde e mãos para trabalhar. Acredito e tenho esperança em conseguir toda a minha documentação como os demais haitianos que vivem no Brasil. Quero conseguir um trabalho neste país a fim de ajudar a minha familia, esposa e meu filho que vivem no Haiti. (Haitiano ao qual prestamos assessoria jurídaca, em Manaus que preferiu que seu nome nao fosse divulgado)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------


TESTEMUNHO
Sou imigrante haitiano, nasci no dia 11 de janeiro de 1981.  Em Manaus trabalho em uma empresa já  completando 13 meses, no setor de logística. No Haiti fiz o curso técnico de informática e fiz o ensino médio completo. Esta fomação me ajudou muito para conseguir este emprego aqui no Brasil.  No meu trabalho faço uso do computador todos os dias registrando a entrada e a saída das mercadorias. Alegro-me que comigo estão trabalhando mais  11 colegas haitianos. Todas as vezes quando algum haitiano tem alguma dificuldade para se expressar em português eles vem a mim  pedir ajuda e me deixa feliz.
Já tenho programado as minhas férias para o mês de outubro, comprei as passagens de ida e volta. Vai ser uma grande alegria estar junto com minha esposa, filho, demais familiares e amigos.

Lembro, ainda, com tristeza da morte de  alguns dos meus familiares no terremoto. O que mais me doí foi não podermos realizar o enterro dos nossos familiares. Quando recebemos a notícia da morte dos familiares ficamos sem o que fazer e imediatamente fomos a procura deles. Mas como havia muitos mortos por todas as ruas da cidade as autoridades e Organizações de ajuda humanitária recolheram os corpos  e não conseguimos mais nos despedir dos nossos familiares e fazer um enterro digno.
Eu tenho todos os documentos para viver e trabalhar aqui no Brasil. Em muitos países aonde vivem imigrantes, normalmente, demora bastante tempo para se conseguir a documentação.

Gosto muito do Brasil, porque os brasileiros são amigos da gente e não fazem discriminação. O povo brasileiro é muito acolhedor.
Eu quero agradecer muito que existe este Escritório do Serviço Voluntário Pró Haiti aqui em Manaus, Amazonas. Pois se o mesmo não existísse, nós haitianos,  não saberíamos aonde ir para tratar e fazer os encaminhamentos da nossa documentação. Por exemplo, agora eu preciso renovar o meu Passaporte.  A minha cabeça e dos outros haitianos iriam  esquentar sem o apoio que vocês nos dão.

Com o trabalho que tenho, mensalmente, enviou 150 dólares para minha família no Haiti. Também, estou guardando dinheiro para obter o visto da minha esposa e do meu filho junto da Embaixada do Brasil no Haiti. Meu sonho é que eles venham morar comigo no Brasil o mais rápido possível.
Muito obrigado as autoridades brasileiras que proporcionam a documentação. Sou grato também a todas as pessoas que nos prestam acolhida,  oportunidades de trabalho para a integração no Brasil.
Manaus, Amazonas, 17 de julho de 2012.
ERILIEN BRUNEL