quarta-feira, 20 de maio de 2015

Noticia - ACRE - 19-05-2015

terça-feira, 19 de maio de 2015

Acre retoma transporte de haitianos para outros estados

Depois de quase 70 dias, foi retomado o transporte de imigrantes do Acre para outros estados brasileiros.
Os ônibus só voltaram a circular porque o Ministério da Justiça repassou ao governo do Acre cerca de um milhão e duzentos mil reais. Esse recurso vai custear pelo menos 21 viagens de estrangeiros até o sudeste brasileiro.

Durante o período sem o transporte, o número de abrigados em Rio Branco superou 1.200. Segundo Antônio Carlos Crispim, um dos coordenadores do abrigo, a situação ficou muito difícil para os imigrantes.

Mesmo com o repasse do Ministério da Justiça, o cenário no estado ainda é crítico.

O Acre esperava receber 10 milhões de reais para custear as viagens pelo menos até setembro. Atualmente a dívida do governo estadual com a empresa de transporte é de cerca de dois milhões de reais.

Desde 2010, o Acre se tornou a principal porta de entrada de imigrantes no país. De lá para cá, cerca de 40 mil pessoas entraram no país em busca de ajuda humanitária no Brasil.
Somente no último ano, segundo estimativa da Secretaria de Justiça do estado, mais de 12 mil estrangeiros passaram pelo abrigo de Rio Branco.


Segundo a coordenação do abrigo, cerca de 50 imigrantes chegam a Rio Branco, diariamente. A maioria do grupo é formada por haitianos, mas senegaleses e dominicanos também estão entre os que querem tentar a sorte em solo brasileiro.

EBC