quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Noticia 09-10-2013

ONU é processada por epidemia de cólera no Haiti

09 de Outubro de 2013 12:29
terra.com
   
        ONU é processada por epidemia de cólera no Haiti
 
Foto: Eduardo Munoz / Reuters
Advogados de direitos humanos que representam vítimas de uma epidemia de cólera no Haiti, cujo início foi atribuído a tropas de paz da ONU, anunciaram nesta quarta-feira a abertura de um processo judicial em Nova York no qual pleiteiam uma indenização da Organização das Nações Unidas.

Meses atrás, a ONU havia anunciado que não tinha a intenção de pagar centenas de milhões de dólares às vítimas da cólera no Haiti, onde a epidemia atingiu mais de 650 mil pessoas desde outubro de 2010, matando mais de 8.300 delas.

"Os autores da ação incluem haitianos e haitiano-americanos que contraíram cólera, bem como familiares daqueles que morreram pela doença", disse em nota o Instituto para a Justiça e a Democracia no Haiti.

A nota diz que a ação foi aberta na Corte Distrital do Distrito Sul de Nova York. Não foi citado o valor solicitado como indenização.

Uma comissão independente nomeada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para estudar a epidemia divulgou em 2011 um relatório que não determinava conclusivamente como a cólera chegou ao Haiti.

Mas o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA encontrou fortes indícios de que soldados nepaleses levaram a doença ao país caribenho.

A cólera é uma infecção que causa diarreia intensa e que pode provocar desidratação e morte. Ela ocorre em lugares com saneamento deficiente.

Em novembro de 2011, o Instituto para a Justiça e a Democracia no Haiti, com sede em Boston, apresentou uma petição na sede da ONU solicitando um mínimo de 100 mil dólares para as famílias de cada pessoa morta por cólera, e pelo menos 50 mil dólares por cada vítima que tenha adoecido.

Em fevereiro deste ano, um porta-voz da ONU declarou que a indenização não estavam abrangidas pelo artigo 29 da Convenção sobre Privilégios e Imunidades, que trata de disputas envolvendo representantes da ONU com imunidade diplomática.

Na época, o Instituto para a Justiça e a Democracia no Haiti se disse frustrado com a decisão da ONU, e afirmou que recorreria à Justiça.

Não está claro de imediato como a questão da imunidade diplomática para a ONU impactará o processo judicial em Nova York.

Ban lançou em dezembro de 2012 uma iniciativa de 2,2 bilhões de dólares para erradicar o cólera no Haiti na próxima década.

O comando militar da missão de paz da ONU no Haiti é ocupado pelo Brasil.
(Reportagem de Louis Charbonneau)

Noticia 14-10-2013

Polícia Peruana intercepta carro com 21 haitianos que tentavam entrar no Brasil



A polícia do Peru interceptou nesse final de semana uma Vam com 21 haitianos que entraram naquele país de forma ilegal e teria destino final à cidade de Assis Brasil localizada na tríplice fronteira (Brasil, Bolívia e Peru).

A interceptação foi feita nas proximidades do distrito de Ibéria na altura do quilometro 46. Após uma blitz, as autoridades peruanas constataram que Rolando Rosa Cutire (23) e Paulo Dany Solano Añez (40) transportaram ilegalmente os imigrantes que objetivavam encontrar refúgio na cidade brasileira.
Os 21 estrangeiros, entre homens e mulheres, justificaram por meio dos passaportes a entrada na região, mas todos os documentos estavam sem o selo de migração de entrada.

Todos foram impedidos de prosseguir a viagem. Os imigrantes foram encaminhados para a delegacia de Estado Divisão de Segurança de Porto Maldonado onde vão aguardar decisão das autoridades se prosseguem ou não a viagem.

O Ministério Público do Peru ordenou por meio do procurador geral a abertura de inquérito sobre o envolvimento dos transportadores.