terça-feira, 26 de abril de 2016

Janeiro de 2016 - Salto - SP

Prefeitura de Salto auxilia haitianos residentes na cidade a articularem associação Postado em: 9 jan 2016                              

                                

haitianos

Desde maio do ano passado, a Prefeitura de Salto tem se reunido e cooperado na criação de uma associação com intuito de agregar os haitianos residentes no município. Uma das finalidades da associação além de unir esses imigrantes é colaborar para o seu fortalecimento como integrantes da sociedade.

Além disso, durante os encontros têm sido possível elencar as principais necessidades dos haitianos: falta de documentação civil (possuem apenas CPF) – considerando que o registro de identificação pode levar até dois anos para ser liberado; ausência de familiares; dificuldade de colocação no mercado de trabalho, exploração ou abuso nas relações de emprego; dificuldade com a língua portuguesa; dificuldade no entendimento dos direitos e legislações vigentes no país; dificuldade de inserção de crianças em creche e dificuldade de acesso à medicação solicitada pelos médicos.
Estima-se que existam cerca de 200 haitianos em Salto, muitos trabalhando na construção civil. Segundo, o Coordenador da Igualdade Racial, José Roberto Benedito ao menos 30 deles são filiados ao Sindicato da Construção Civil de Salto.

Demandas
Desde os primeiros encontros, diversas demandas têm sido levantadas e as que estão em alcance do Poder Público são encaminhadas. Um exemplo é um haitiano doente que foi cadastrado no sistema municipal de saúde e que tem recebido acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde.
Outra ação resultante das reuniões é o Curso de Língua Portuguesa criado pelo IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) e oferecido gratuitamente para os haitianos.  As aulas ocorrem uma vez por semana, inclusive com plantão de dúvidas oferecido aos alunos e prosseguirão em 2016, após conversa entre Poder Público e IFSP.
Também como apoio da Prefeitura junto aos haitianos estão disponíveis os serviços oferecidos pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e da Comissão Municipal de