segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Noticia 22-01-2015 - Rio Grande do Sul


- Atualizado em 22/01/2015 22h49

Caxias do Sul tem mais de 2,3 mil haitianos e senegaleses com cartão SUS

Dado foi apresentado pela Secretaria Municipal da Saúde

 
Encontro integra programação do Grupo de Estudos de Distribuição da População da PUC de Minas Gerais

            Foto: Juliana Bevilaqua  / Rádio Gaúcha Serra
 
Caxias do Sul tem, atualmente, cerca de 3 mil imigrantes, entre haitianos e senegaleses. Destes, mais de 2,3 mil são atendidos pelo Sistema Único de Saúde na cidade. São 1.254 senegaleses e 1.137 haitianos com Cartão SUS. O dado foi apresentado pela Secretaria Municipal da Saúde na manhã desta quinta-feira (22) durante encontro que integra a programação do Grupo de Estudos de Distribuição da População da PUC de Minas Gerais. A atividade é a primeira dos pesquisadores, que levantam dados sobre a imigração no País. 

Na reunião, que reuniu autoridades locais e diversos órgãos ligados ao tema na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), o grupo também obteve informações sobre a inserção dos imigrantes no mercado de trabalho e a inclusão de filhos de senegaleses e haitianos na rede municipal de ensino.
Conforme a Secretária de Educação, Marléa Ramos Alves, já há um número expressivo de imigrantes matriculados nas escolas municipais. A secretária, inclusive, tem uma reunião hoje à tarde com o novo titular da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Paulo Périco, e irá sugerir que o Centro de Línguas Estrangeiras de Caxias do Sul (Clecs), mantido pelo Estado, ofereça também curso de português para os imigrantes.

Os pesquisadores da PUC de Minas permanecem na Serra até domingo. Eles visitam Bento Gonçalves também. A intenção do levantamento é traçar o panorama da inserção laboral e a integração social. O estudo foi encaminhado pelo governo federal e dever ser concluído até o final de junho. Ele será usado na capacitação de agentes públicos. A pesquisa inclui, além de Caxias e Bento, as cidades de Criciúma, Chapecó e São Paulo.