.
1 - Na cidade de Manaus a referência é a Igreja Católica São Geraldo na Av. Constantino Nero (Bairro São Geraldo e próximo do Centro de Manaus). Ali os haitianos se concentram e estáo os Padres Scalabrianos e outros agentes voluntários da pastoral para contato e informações.
2 - Normalmente a empresa faz contato com alguém da Pastoral e apresenta uma proposta de trabalho.
3 - Qual o ramo que a empresa atua e que tipo de trabalho oferece.
4 - Que trabalhador necessitam. (homens ou mulheres).
5 - Qual a proposta de salarial.
6 - Outros benefícios que a empresa pode oferecer (moradia, alimentação, passagem de transporte de Manaus até a cidade de trabalho deve ser paga pelos haitianos ou será descontado do salário, etc...)
7 - Normalmente, a empresas enviam alguem dos Recursos Humanos ou os próprios donos chegamm até Manaus para fazer uma entrevista com os candidatos, fazem a seleção e vão establecendo vínculos de confiança muito importantes e necessários para sua integração no trabalho e superar as dificuldades que ora podem surgir após a chegada para a nova cidade e trabalho.
8 - Todos tem documentos: CPF, Carteira de Trabalho, Passaporte, ou seja documentos completos para celebrar o contrato de trabalho.
9 - Os empregadores também assumem a responsabilidade junto a Policia Federal em mudar o endereço dos haitianos para novo Endereço de Residência para a cidade aonde estão trabalhando, como também, proporcionar o tempo e auxiliando no encaminhamento para tratar sobre a sua Fixação de Residência Permanente no Brasil, na Policia Federal.
Lembramos que nosso trabalho é gratuito e assumimos a misão como voluntários(as) com o objetivo de ajudar os nossos irmãos e irmãs do Haiti e ora migrantes no Brasil. Lembramos, ainda, que os haitinos são todos devidamente reconhecidos pelas autoridades brasileiras e estamos a serviço de promover oportunidades para estas pessoas do Haiti.
Telefones úteis para contatar e solicitar orientações para o trabalho.
Pe. Gelmino (92) 88 43 81 76 ( Igreja São Geraldo + Pastoral do Migrante Scalabrianos)
Pe. Valdecir (92) 99 76 81 76 (Igreja São Geraldo + Pastoral do Migrante Scalabrianos)
Ir. Osani (92) 88 45 81 76 / 82 01 07 10 (Pastoral do Migrante Scalabrianas)
Ir. Julieta Costa (92) 94 13 15 35 (tradudora criol para português = Serviço Voluntário Pró Haiti)
Martha (92) 81 20 86 21 (tradudora criol para português = Serviço Voluntário Pró Haiti)
Angelica (92) 84 23 03 35 (Cáritas Manaus + Serviço Voluntário Pró Haiti)
Ir. Paulo Welter (92) 88 38 30 15 (Serviço Voluntário Pro Haiti)
Informações e documento elaborado por Ir. Paulo Welter,sj
Haitianos no Brasil. O SERVIÇO VOLUNTÁRIO PRÓ HAITI foi um projeto desenvolvido pelos jesuítas do Brasil na cidade de Manaus em 2011, 2012, 2013. Atualmente, permanece o blog para consultas, informações e contatos. O Haiti foi devastado em 2010 por um terremoto que vitimou muitas pessoas. "Não há maior dor no mundo que a perda de sua terra Natal" (Eurípedes, 431 a.C.) É muito importante promover e proporcionar trabalho aos haitianos. A SUA ATITUDE FAZ A DIFERENÇA!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário