terça-feira, 9 de julho de 2013

8 de julho de 2013

Acre recebe diariamente cerca de 50 haitianos e despesa com alimentação chega a R$9 mil por dia


A entrada de imigrantes haitianos pela fronteira do Brasil com o Peru e Bolívia continua sendo uma grande preocupação. O governo federal tem gastado nove mil reais com alimentação todos os dias para garantir quatro mil refeições diárias entre café da manhã, almoço, lanche e jantar.
Segundo o governo do Acre, todos os dias, cerca de 50 novos imigrantes chegam em Brasileia e ficam alojados em caráter temporário no abrigo público.

Damião Borges de Melo, coordenador do abrigo, afirma que a chegada dos imigrantes ainda é muito grande e agora eles contam com a ajuda financeira dos que já estão trabalhando no Brasil. “Muitos deles vem pra cá porque os familiares já estão trabalhando e conseguem mandar dinheiro. A vinda dessas pessoas pesa muito para os cofres do Estado, mesmo assim, encaramos esse desafio como um compromisso humanitário”, afirmou.

A procura das empresas por trabalhadores imigrantes diminuiu consideravelmente. Em 2011, eram em média cinco visitas por semana, hoje são duas por mês. A procura teve esse decréscimo em função do grande número de haitianos que abandonou os postos de trabalho entre os três primeiros meses.

Bruna Lopes é representante de uma empresa catarinense que atua no ramo metalúrgico, ela veio ao Acre selecionar 15 homens que devem atuar na linha de produção da empresa. “Vamos fazer um teste, ver como eles se adaptam ao trabalho e ao clima de Santa Catarina, nossa intenção é levar também mulheres, pois o trabalho não exige força física. Estamos oferecendo um salário de 990 reais e moradia por conta da empresa até dezembro para que eles possam se estabilizar”, declarou.

Da redação ac24horas
Com informações da Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário