domingo, 25 de maio de 2014

Noticia 15 de maio de 2014.

Oportunidade para recomeçar

Em Jaraguá do Sul, um dos pioneiros na contratação de haitianos é a KS Embalagens
Cada vez mais empresas catarinenses têm se mostrado interessadas pela contratação de mão de obra haitiana.  Apenas neste mês, 42 imigrantes foram recrutados no Acre, pela empresa Linky Gestão de Pessoas e Processos, de Jaraguá do Sul, para trabalhar em Pomerode.

Segundo a consultora Fharida Kalinke, mais de 90 haitianos já foram trazidos para trabalhar na região, em aproximadamente um ano.  Ela explica que o principal motivo para a contratação de haitianos é a carência de pessoas que se interessam pelo trabalho em vagas base de produção, em determinados setores. Entre eles, têxtil, automecânico, embalagens e limpeza.

Segundo Fharida, Santa Catarina conta também com imigrantes do Peru, Bolívia e Colômbia, mas a grande leva vem mesmo do Haiti. “Por eles estarem vindo em situação humanitária, como refugiados, o governo brasileiro ajuda com a regularização de documentação e visto. O que facilita a contratação e demonstra ainda uma maior tendência de contratação destes imigrantes”, explica.

Em Jaraguá do Sul, um dos pioneiros na contratação de haitianos é o proprietário da empresa KS Embalagens, Luiz Stinghen. Há três anos, ele trouxe seis imigrantes que estavam refugiados no Acre.
“Na época vi uma reportagem no Fantástico sobre estes refugiados. Decidi ir até lá. Quando cheguei fiquei assustado com as condições em que os haitianos viviam. Eram cerca de mil, todos buscando uma oportunidade. Mas, eu só tinha seis vagas para oferecer”, lembra Luiz.

Além do emprego, a empresa de Luiz ofereceu ainda auxilio com despesas. Por um ano, os haitianos receberam ainda auxilio com moradia, energia e água. Aulas de português também foram imprescindíveis. Como no Haiti, a língua oficial é o francês, além do dialeto crioulo, três meses de aula de português foram fundamentais. “ A maioria dos haitianos também fala espanhol, o que facilitou muito o aprendizado”, complementa Luiz.

Colaboradores exemplares
Segundo Fharida, as empresas de modo em geral estão satisfeitas com a contratação de haitianos. Comprometimento, bom humor e disponibilidade para o trabalho são suas principais qualidades. “Eles realmente vestem a camisa da empresa”, completa.

Luiz também se mostra satisfeito com a contratação e afirma que a intenção é contratar mais haitianos. “Não tenho do que reclamar. De maneira em geral, eles são ótimos trabalhadores. Trabalham porque querem e porque precisam”, finaliza.

Esperança de uma vida melhor
Os haitianos Guimps, 30 anos, e Wndel, 31 anos, foram escolhidos pela empresa de Luiz, há cerca de três anos. Recrutados no Acre, eles contam que já passaram fome, frio e muitas outras dificuldades. Tempo esse que ficou para trás.

“No Haiti não tínhamos emprego, não tínhamos dinheiro para nada. Aqui temos oportunidades. Podemos sustentar nossas famílias, dar uma vida melhor aos nossos filhos”, enfatiza Guimps.
Há quase um ano, a empresa também ajudou os haitianos a trazerem suas famílias para o Brasil. Guimps mora com sua esposa, uma irmã e sua filha, Emanuele, de apenas oito meses, e brasileira. “A saudades de quando estávamos separados era dolorosa. Agora estou feliz, estamos todos juntos, e todos empregados”, conta.

Já Wndel mora em Jaraguá do Sul com a esposa e seu filho, Wndelson, de três anos. Ele conta que a saudade da família foi difícil enquanto estavam separados, mas a vontade de ter uma vida melhor foi muito maior. “Quando eles chegaram, meu filho não me reconheceu. Ele não cresceu comigo. Foi muito difícil. Mas, hoje vejo que valeu a pena”, destaca.

Com visto garantido até 2021, os haitianos planejam comprar uma casa na cidade e voltar a estudar.  E garantem: não querem mais voltar para seu país de origem. “ Queríamos apenas ir visitar o restante de nossas famílias que ficaram no Haiti, mas ficar mesmo aqui”, finalizam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário