domingo, 3 de janeiro de 2016

Notícia: 03-01-2016

Assistência Social irá promover um encontro em 2016 para ouvir líderes haitianos em Santa Catarina



A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) promove em 2016 um encontro com os líderes da comunidade haitiana no estado para conhecer a realidade e, a partir disso, traçar um perfil da situação desta população em Santa Catarina. Além disso, a ideia é concentrar na secretaria todos os dados referentes aos imigrantes, já que as informações estão em órgãos diversos.

“Queremos conhecer a realidade destas pessoas e escutar quem mais entende das necessidades dos imigrantes: eles mesmos”, destaca o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Geraldo Althoff.

Em 2015, a SST acolheu os imigrantes que desembarcaram no estado vindos do Acre. A estimativa é que tenham passado por Santa Catarina pelo menos 3,5 mil haitianos. De acordo com dados da Secretaria de Assistência Social de Florianópolis, de maio a agosto de 2015, 490 imigrantes estiveram em Florianópolis. Destes, 454 eram haitianos, 35 senegaleses e um da República Dominicana. Vinte e seis imigrantes ficaram em Florianópolis e os demais foram encaminhados para outros estados ou municípios. Todos os que residem na Capital estão empregados e 15 deles estão sobre a tutela da prefeitura.

Em Florianópolis, o trabalho foi realizado em parceria com a prefeitura. Os imigrantes foram recebidos no ginásio Saul Oliveira, no Bairro Capoeiras, área continental de Florianópolis. Além de tomarem as vacinas recomendas pela Vigilância Epidemiológica do Estado, eles foram cadastrados e encaminhados para seus destinos finais.

Em julho, a SST também promoveu um encontro estadual para debater questões sobre o fluxo migratório e as políticas públicas intersetoriais voltadas para os imigrantes em Santa Catarina. A reunião contou com representantes dos municípios de Balneário Camboriú, Criciúma, Florianópolis, Içara, Ituporanga e Jaraguá do Sul, trocou experiências e discutiu ações conjuntas para reforçar a qualidade de atendimento dos que chegam ao Estado.

Informações adicionais:
Luciane Lemos
Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação
E-mail:  ascom@sst.sc.gov.br O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 3664-0906 ou 3664-0753

Nenhum comentário:

Postar um comentário