terça-feira, 4 de agosto de 2015

Noticia 03-08-2015

Brasil aumenta emissão de vistos e deve continuar a receber os haitianos

Anderson Vieira | 03/08/2015, 15h32 - ATUALIZADO EM 04/08/2015, 09h18
Evitar que os haitianos caiam nas mãos de traficantes e coiotes é uma das maiores preocupações do Ministério das Relações Exteriores. Por isso, o Brasil iniciou um processo para acelerar a emissão de vistos na Embaixada brasileira em Porto Príncipe. A situação dos imigrantes foi tratada em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) nesta segunda-feira (3).
Segundo o embaixador Carlos Alberto Simas Magalhães, subsecretário-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, a emissão de visto permanente de caráter humanitário em Porto Príncipe saltou de 600 para 1.800 por mês desde o início de junho.
— É preciso que a população se convença de que a rota legal é a melhor alternativa. Desde 8 de junho, são 470 vistos por semana.  É preferível esperar um ou dois meses e conseguir visto no consulado brasileiro do que cair nas mãos de coiotes — alertou o embaixador.
O representante do Itamaraty garantiu ainda que o Brasil não vai mudar sua política de acolhimento aos imigrantes e disse que o fluxo migratório não deve assustar o país.
— O Itamaraty continuará prestando essa assistência, continuará concedendo os vistos enquanto prevalecer a atual política de caráter humanitário, que não tem perspectiva de terminar, a curto prazo — assegurou o embaixador, para quem existem hoje no Brasil entre 60 mil a 70 mil haitianos, mais do que os 50 mil oficialmente estimados.

Violações

Embora tenham reconhecido o acolhimento humanitário do Brasil a seus conterrâneos, os haitianos Alix Georges e Fedo Bacourt reivindicaram melhores condições nos abrigos, mais atenção dos governos estaduais e das prefeituras, além de denunciarem o desrespeito de muitas empresas à legislação trabalhista.
Eles reclamaram também de violações de direitos humanos da força militar internacional presente no Haiti e defenderam a retirada dos militares do país.
— Não precisamos de 9 mil estrangeiros. O Haiti não é um país violento e não tem guerra civil que mereça a presença de militares — reclamou Alix Georges.
O coordenador-geral do CSP-Conlutas, José Maria de Almeida, disse que é crescente o número de casos de haitianos sendo submetidos a condições de escravidão em empresas brasileiras.
— Temos muitos picaretas que, na tentativa de aumentarem seus lucros, se aproveitam da vulnerabilidade dos estrangeiros e os obriga a trabalhar em condições inaceitáveis para um trabalhador brasileiro — lamentou.
José Maria de Almeida sugeriu que o dinheiro gasto pelo governo brasileiro para manter militares no Haiti seja empregado, por exemplo, na melhoria dos abrigos.
— Um país das dimensões do Brasil não pode assegurar um abrigo minimamente decente em São Paulo? Não temos dinheiro para isso nesse país? — indagou.

Reconhecimento

O senador Jorge Viana (PT-AC) disse que, apesar de todas as dificuldades, o governo do Acre tem feito um “trabalho extraordinário” com os haitianos que chegam ao estado, oferecendo alojamento, atendimento médico, comida e assistência social. Apesar disso, segundo ele, o feito não é reconhecido pela imprensa.
— Acho um desrespeito, pois a imprensa noticia apenas como se o Acre estivesse importando imigrantes e os distribuindo para Sul e Sudeste para incomodar prefeitos e governadores. Na verdade, o trabalho humanitário feito pelo governo é extraordinário — afirmou.
O parlamentar disse ainda que só quem conhece ou esteve no Acre tem a dimensão da dificuldade que é receber tanta gente necessitada de ajuda num curto espaço de tempo:
— Estamos lidando com um problema que é de todos. Que estado está preparado para receber 40 mil imigrantes em três anos? O Acre recebeu e não houve nenhum elogio, pelo contrário, só críticas — lamentou.
 
Conforme o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Acre, Nilson Mourão, se não tiver problema com a documentação, cada hatiano fica no Acre, em média, por 15 dias.
Segundo ele, o número de haitianos que chegam de forma irregular está diminuindo, mas o governo ainda tem desafios, como assegurar dinheiro para melhorar a estrutura física do abrigo e melhorar a inserção social do imigrante e até a comunicação, visto que não há sequer um profissional para fazer a tradução.
 
O abrigo pode atender 150 pessoas, hoje são 300, mas já chegou a ter mais de 1.100 imigrantes.
A audiência desta segunda-feira da CDH foi presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS). Também participaram o secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos; o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Roberto Martins Maldos; o coordenador do Conselho Nacional de Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego, Luiz Alberto Matos dos Santos; e a irmã Rosita Milesi, da Arquidiocese de Campinas e diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos.
 
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Informação: 19-07-2015


Edição do dia 19/07/2015

19/07/2015 22h33 - Atualizado em 19/07/2015 22h33

Imigrante diz que muitos brasileiros consideram haitianos como escravos

Professor de matemática no Haiti só conseguiu emprego de operário. Fantástico entrevista imigrantes para saber o que eles esperam do futuro.

 

Nesta semana, uma cena chamou a atenção do mundo para o drama de meninos e meninas que vivem como refugiados. Aconteceu durante um encontro da chefe de governo alemã Angela Merkel com jovens estudantes.

Uma das meninas contou que vive há quatro anos na Alemanha como refugiada palestina. Ela sonha em estudar em uma universidade, mas agora a família dela enfrenta uma possível deportação porque não consegue visto de residência permanente.  

Angela Merkel respondeu que o processo para decidir os vistos é demorado. Mas disse também que a Alemanha não pode receber todos os refugiados, e alguns terão que retornar a seus países. De repente, Angela Merkel percebeu que suas palavras tinham feito a menina chorar. Ela foi até lá e tentou consolar a pequena imigrante, a menina que não pode sonhar.

E no Brasil? Com o que que sonham os pequenos imigrantes? O que podem esperar, por exemplo, milhares de meninos e meninas de famílias que fugiram do Haiti e vivem agora em nosso país?

Os filhos a tiracolo, a mala na cabeça e, sobre as costas, o peso imenso de uma tragédia. “Eu posso ficar e passar o dia inteiro sem comer, mas ver meu filho sofrendo, ver minha mãe sofrer. Era muito duro pra mim quando eu vi essas pessoas sofrendo”, conta o técnico em refrigeração Cris Philome.
        
Depois do terremoto de 2010, que matou 230 mil pessoas e deixou 1,5 milhão de desabrigados, 56 mil haitianos já emigraram para o Brasil, segundo o
Ministério da Justiça. A maioria entra no país pelo Acre e segue de ônibus para os estados do Sul e do Sudeste.

Cris foi dos primeiros a chegar, em 2010. Trouxe a mãe com ele, mas não deu tempo de salvá-la das sequelas da fome. “Quando ela morreu, eu senti muita dor. Aí eu nem conseguia trabalhar naquela época”, relembra.

Buscou ajuda na missão paz, em São Paulo, por onde passam mais de 20% dos haitianos que entram no Brasil. A instituição tenta ajudar os imigrantes que chegam em número cada vez maior. “Em 2010, aqui na missão paz, chegaram os primeiros 28. Em 2011, chegaram já 70. Em 2012, passaram para 800. Em 2013, foram 2, 4 mil. Em 2014, 4.680. Este ano, estamos aproximadamente ao redor de 1, 6 mil”, conta o padre Paolo Parise.

Stessy e o marido tiveram uma filha assim que chegaram. Ela não fala direito o português. A língua é a grande barreira de adaptação. Os filhos aprendem o português muito antes dos pais. “A criança que tem esta facilidade, realmente, para aprender o idioma e se inculturar, ela faz a ponte entre a nova realidade e o lugar de origem”, explica Parise.      

Robert tem quatro filhas. Professor de matemática no Haiti, em São Paulo, ele conseguiu emprego de operário, mas não gostou do que viu. “ Encontro muitas injustiças. Muitos brasileiros ou brasileiras consideram os haitianos, nas empresas, como escravos”, afirma.

A mulher dele trabalhou seis meses em uma fábrica e foi demitida sem ganhar um tostão. “Até agora, a empresa não pagou nada a ela”, diz Robert. Sem falar nossa língua, ela nem sequer conseguiu reclamar com o patrão que a explorou.

Quem teria o melhor português da família? Elshanaelle tem 7 anos. Foi ela quem ensinou o pai a falar português.

Robert: Me conta muitas histórias. Sabe muitas histórias em português.
Fantástico: Ah, é? Você sabe histórias? Você conta para o seu pai?
Elshanaelle: Sim.

Embora se sinta discriminado no Brasil, Robert diz que as duas filhas pequenas foram acolhidas na escola sem problema algum. “Não sabem nada de discriminação. Não sabem o que é discriminação”, afirma.

Elshanaelle e a irmã Endesheis, de 10 anos, estudam em uma escola estadual em Guaianazes, na zona leste de São Paulo. Outros dois meninos haitianos estudam com elas. Keverns tem 7 anos. O futebol fascina o garoto. No Haiti, a imaginação inventava a bola que ele não tinha. “Tem pedra em todo chão. Então pega a pedra no chão e é só chutar. Aí, quando doer, não sei o que fazer. Aqui dá para jogar com bola”, afirma o menino. 

Mas, se há aprendizado, há também retribuição. “Eu vou ensinar ‘oi’: ‘Salut’”, diz Elshanaelle.

Mil e cinco estudantes haitianos já estão matriculados em escolas públicas brasileiras, 262 só em Santa Catarina. Boa parte deles, na região que prosperou com a imigração. Blumenau foi fundada por imigrantes alemães. A escola municipal Lauro Müller tem o nome de um político descendente de alemães. Quase todas as crianças que estudam vêm de famílias que, no passado, viveram as privações e dificuldades da adaptação a um país estranho. A experiência radical do encontro de culturas diferentes está de volta a Blumenau.

As colegas que vieram de longe são as estrelas da aula de geografia. De viajar, Gine entende. Saiu de Les Cayes para a capital, Porto Príncipe. Dali, para o Panamá. Depois, Venezuela. Entrou no Brasil por Manaus. Foi a Brasília e São Paulo, até chegar a Blumenau, onde encontrou uma escola diferente da que conhecia.

Gine Saint Louis (10 anos): Aqui faz mais prática.
Fantástico: Mais prática? Você gosta mais?
Gine: sim.
Fantástico: E os coleguinhas? Você fez muitos amigos aqui?
Gine: Sim.

Hadassa Peters, de 11 anos, achou demais ter uma colega poliglota!

Hadassa: Eu pedi para Gine me ensinar a falar espanhol, porque eu acho incrível. Assim, muito legal.
Fantástico: Ela fala espanhol, fala francês e ainda fala português!
Hadassa: Que é difícil, né?
Fantástico: É difícil. Francês, então!

Sem contar as novas brincadeiras importadas do Haiti que Eveline ensinou.

Hadassa: Ah, ela é uma menina muito legal, ela é muito esperta, muito bagunceira.
Fantástico: Bagunceira? Sério?
Hadessa: É sapeca.

Ótimas alunas, elas dominaram o português em poucas semanas.

Fantástico: Aprendeu rápido? Sua família aprendeu também? Seu pai?
Eveline Delvirme, de 11 anos: meu pai aprendeu, minha mãe não conseguiu.
Fantástico: Não conseguiu?
Eveline: Não.

Eveline, o irmão mais velho e a caçula moram com os pais na periferia de Blumenau. Dioufort veio para cá em 2010, logo depois do terremoto. Só pensa agora no futuro dos filhos.

Dioufort Delvirme (operário): Eu trabalho aqui, mas eu ganho pouquinho.
Fantástico: Pouquinho?
Dioufort: Eu vou ver se ela vai ganhar mais.
Fantástico: Estudar para ganhar mais no futuro, né? Se formar na faculdade?
Dioufort: Se formar na faculdade.

Ao contrário do que lhe disseram, Dioufort não encontrou um pingo de resistência na colônia alemã. “Se tem discriminação, eu não sei”, afirma.

Que o digam os filhos dele, que já participam da fanfarra alemã, dançando com os ‘fritz’ e as ‘fridas’ da banda. “Nós temos no Brasil essa multiculturalidade, esse multiculturalismo, que pode ser somado e que pode contribuir muito mais. Nós não precisamos nos fechar”, afirma a professora Mariana Gonzales.

Nada mais brasileiro do que abrir-se à mistura e ao que os outros povos podem nos trazer de bom. “A identidade cultural é dinâmica, feita através de encontros, trocas. Esse povo, acho que traz o orgulho de se ter libertado da escravidão. Aquele olhar otimista. Ele sempre vê uma solução. Sempre aposta no futuro”, diz o padre Paolo Parise.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Uma bela iniciativa. Desejamos sucesso!

Cultura e Lazer

        

                              
Cultura e Lazer | 2:13 | 22/06/2014

Haitianos montam banda de música em Curitiba

Proposta do grupo Recif é mostrar a cultura haitiana por meio do compas, ritmo mais tradicional do país.

terça-feira, 30 de junho de 2015

Informação de SC e ACRE = junho de 2015

Audiência discute situação de imigrantes haitianos e africanos em SC
Audiência foi promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia. FOTO: Miriam Zomer/Agência AL
Falta de documentação e dificuldades com o idioma foram algumas das dificuldades apontadas pelos participantes da audiência pública que discutiu a situação dos imigrantes de países africanos e americanos, em especial do Haiti, que vivem em Santa Catarina, realizada na noite desta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa. O encontro foi promovido pela Comissão dos Direitos Humanos do Parlamento catarinense. Entre as conclusões da audiência, a necessidade de políticas públicas que atendam os imigrantes, a revisão da Lei do Estrangeiro e o melhor planejamento das ações voltadas à recepção dos imigrantes por parte do poder público.
“Nosso objetivo com essa audiência é apontar caminhos para garantir que os imigrantes tenham acesso a direitos básicos, como trabalho, moradia, saúde, educação, e que também não sejam vítimas de discriminação que alguns setores querem passar”, explicou o presidente da comissão e proponente da audiência, deputado Dirceu Dresch (PT).
Grupos e associações de imigrantes do Haiti e de países africanos, como o Senegal, acompanharam a audiência. Entre os principais pedidos, a disponibilização de documentação para que os imigrantes possam regularizar sua situação no Brasil, a promoção da cultura haitiana e a convalidação de diplomas estrangeiros. “O Brasil é um país acolhedor e tem várias possibilidades para um estrangeiro. Nosso objetivo é contribuir com o progresso dessa grande pátria, com respeito e paz”, afirmou o presidente da Associação de Haitianos de Florianópolis (Kay Pa Nou), Chery Clarens.
A antropóloga Tanajara da Silva, da Pastoral do Imigrante, apresentou os resultados de um estudo sobre os imigrantes em Santa Catarina. Só neste ano, no estado, foram emitidas mais de 2 mil carteiras de trabalho para haitianos. “Nós temos necessidade inadiável de criar um conselho estadual de apoio ao imigrante, de inseri-los no ambiente escolar, de convalidar seus diplomas”, afirmou Tanajara, que apontou várias outras ações, entre elas a revisão da Lei da Imigração, elaborada ainda durante o regime militar.
A representante da Cáritas Brasileira, Fabiana Gonçalves, também defendeu mudanças na legislação sobre os estrangeiros. “Foi uma lei que estava preocupada com a segurança nacional, e não com o bem-estar das pessoas que vêm pra cá em busca de melhores oportunidades, que deixam seus países de origem não porque querem, mas porque precisam sobreviver”, destacou.
Mais imigrantes
A secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Angela Albino, revelou que mais imigrantes devem chegar ao estado nos próximos dias. “São 43 ônibus que estão vindo do Acre”, comentou. “Boa parte deles já chega com referência familiar ou de amigos ou com oportunidade de emprego, mas alguns não têm onde ficar”, completou.
Angela afirmou que a secretaria vai receber os haitianos que chegarem a Florianópolis no ginásio de esportes Capoeirão, a exemplo do que ocorreu no final de maio, quando os primeiros imigrantes do país caribenho chegaram ao estado. A secretária também defendeu a revisão da Lei do Imigrante e a criação de uma política de acolhimento, que atue de forma preventiva.
A deputada Luciane Carminatti (PT) também defendeu a criação de políticas de acolhimento aos imigrantes. “Chama a atenção a dificuldade de humanizar essa relação, de acolhimento, de respeito, de se entender que são seres humanos, independente da cor da pele e da condição social, que estão em busca de melhores condições de vida”, disse.

Luciane citou como exemplo o projeto desenvolvido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Chapecó que oferece vagas em cursos superiores para os haitianos que trabalham na região. A professora Sandra Farias Bordignon, responsável pelo projeto, afirmou que o objetivo é dar visibilidade ao tema e inserir os haitianos no meio acadêmico. “O idioma é a nossa maior barreira”, considerou.
Marcelo Espinoza
AGÊNCIA AL

Fonte: http://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/noticia_single/audiencia-discute-situacaeo-de-imigrantes-haitianos-e-africanos-em-sc

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Novos grupos de imigrantes são esperados para o sul do Brasil

Abrigo no Acre está com 400 pessoas, quando capacidade é de 110

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Novos grupos de imigrantes são esperados para o sul do Brasil Roni Rigon/Agencia RBS
Imigrantes continuam chegando diariamente no país e em Caxias do SulFoto: Roni Rigon / Agencia RBS
Diego Mandarino/ Rádio Gaúcha Serra
Mais imigrantes que chegaram ao Brasil pelo Acre poderão se deslocar ao sul do Brasil. Conforme o coordenador do abrigo de acolhimento mantido pelo governo estadual na capital Rio Branco, Antonio Crispim, o espaço está sendo ocupado por 400 pessoas e a capacidade é de 110. Quarenta pessoas chegam ao local por dia, ou 1.200 pessoas por mês, vindo de ônibus pela cidade de Assis Brasil, na fronteira com Peru e Bolívia: 

— Há pouco, um ônibus com 44 pessoas estava chegando — informa. 

Grande parte dos imigrantes está dormindo no chão. Segundo Crispim, um novo encaminhamento está sendo feito pelo estado do Acre junto ao Governo Federal para financiar o deslocamento dos imigrantes ao sul do Brasil. Eles são haitianos, dominicanos, senegaleses, ganeses e de Bangladesh. Há uma criança filha de haitianos que nasceu no Equador, durante a viagem. As tratativas do governo acriano ocorrem junto ao Ministério da Justiça.

A maioria quer se deslocar a São Paulo. Outros perguntam onde há emprego. Uma parte passa apenas uma noite no abrigo e no dia seguinte tira o CPF nos Correios, compra passagem e se desloca para outra cidade do país. Outros, no entanto, que não têm dinheiro, ficam até dois meses, afirma o coordenador. Crispim explica que um questionário será feito com os imigrantes que estão no abrigo para que eles informem se há amigos ou conhecidos que já estão no país afim de buscar o melhor destino — isso até 12 horas antes da viagem, para que o poder público possa intermediar a compra de passagens via recursos federais.

Mas o governo do Acre ainda não sabe quando esse convênio vai se concretizar, pois depende de resposta formal do Governo. Nesse caso, haverá articulação com estados e municípios para organizar a recepção dos grupos, garante o coordenador.

A irmã Maria do Carmo dos Santos Gonçalves, do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) de Caxias do Sul, aponta outra situação, confirmada por Crispim: muitos imigrantes compram passagens de ônibus com recursos próprios, escolhendo destinos onde terão trabalho ou uma rede de parentes ou amigos. Como a comunidade de imigrantes já é significativa em Caxias do Sul, e essa rede pode acolher novas pessoas, a procura também é contínua e novos imigrantes chegam diariamente. 

Com a situação econômica e menos vagas de emprego na cidade serrana, os novos imigrantes têm mais dificuldade e passam mais tempo sem emprego. No início deste mês, quase 200 imigrantes buscavam emprego na cidade.

Mas Maria do Carmo diz que, apesar da demora, não há falta de trabalho. 

— Semana passada duas empresas nos procuraram buscando mão de obra migrante.

Segundo a irmã, trata-se de empresas de cidades menores da Serra onde já não há mais mão de obra. Cerca de 3 mil senegaleses moram em Caxias do Sul e outros grupos significativos vieram à cidade principalmente do Haiti e de Gana.
Fonte: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/cidades/noticia/2015/06/novos-grupos-de-imigrantes-sao-esperados-para-o-sul-do-brasil-4788062.html

terça-feira, 23 de junho de 2015

Mensagem para o dia do Migrante e Refugiado = 20 de junho de 2015


Dia Mundial do Refugiado e Semana Nacional do Migrante

“Eu te dou coragem, sim, eu te ajudo”

“Não tenhas medo, que eu estou contigo. Não te assustes, que sou o teu Deus. Eu te dou coragem, sim, eu te ajudo.” (Is 41,10)

                São tantos os gritos e as dores: dos que fogem da guerra civil na Síria, de milhares de migrantes e refugiados – de países africanos, do oriente médio e de tantos países - que perderam pessoas queridas tragadas pelas águas do Mar Mediterrâneo, na tentativa de chegar à Europa. Intolerâncias religiosas, étnicas e outras formas de rechaço, discriminação e de vulnerabilidade social expõem milhões de pessoas a condições de extremo sofrimento, de abandono, de morte em alto mar, em desertos, em caminhos à busca de simplesmente de sobrevivência. É fácil fechar os olhos ou adotar uma atitude de indiferença! Algumas vezes dizemos: O que podemos fazer se somos poucos, se não temos poder político ou econômico?

Celebrar o dia dos migrantes e dos refugiados é um desafio diante deste cenário internacional, e mesmo no Brasil, onde crescem resistências aos haitianos, aos senegaleses, aos ganeses, aos congoleses e a tantos outros que continuam a chegar ao nosso País. As dificuldades ou crise econômica e política, às vezes como escusa, levam a questionamentos no que tange ao acolhimento e proteção destas pessoas em mobilidade humana.

Celebrar é dizer não às violências, é romper o silêncio e contribuir para que o grito das vítimas seja ouvido e suas palavras fundamentem políticas de acolhimento, de solução dos conflitos, de reafirmação da dignidade humana acima das fronteiras e dos interesses presentes na globalização da indiferença ou mesmo dos medos infundados de que o outro seja um concorrente ou uma ameaça. Para que este “dizer não às violências” seja verdadeiramente profecia é preciso seguir de perto o que nos propõe o profeta Isaías (41,10):

Ø          Independente de quão grave esteja a situação e os riscos pelos quais estão passando migrantes e refugiados, há sempre uma certeza – o Senhor está conosco e nos diz ‘não tenhas medo’. O medo paralisa e muitas vezes nos impede de ver alternativas, grupos de apoio e solidariedade, mãos amigas e fraternas. Não tenhamos medo!

Ø          É Deus quem nos dá a coragem para persistir quando ‘tudo’ à nossa volta parece nos levar à derrota. Deus se faz presente quando transformamos a boa vontade e nossa fé em ações efetivas de proteção à vida humana, sem preconceitos ou barreiras de qualquer ordem. A ‘AJUDA’ é gesto concreto que viabiliza políticas, articula espaços de acolhimento, gera solidariedade, dinamiza a criatividade na busca de soluções do que for emergencial e do permanente, contribui para a continuidade de tradições e percursos identitários.

Enfim, celebramos por acreditarmos que, juntos, estamos tecendo uma rede de solidariedade cujos fios estão presentes por todo o Brasil nas várias organizações, serviços e pastorais voltadas para o povo em mobilidade humana.  São sinais, formas de presença, ações, exemplos de doação que apontam e nos conduzem ao nosso sonho de uma terra sem males onde todos possamos viver com dignidade, como filhos e filhas de Deus.

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MENSAGEM DA PASTORAL DO MIGRANTE - DIA DO MIGRANTE

Sociedade e Migração.

Não ao preconceito, por direitos e participação!

 

Que relações há entre a imigração contemporânea no Brasil e as migrações de cerca de 240 milhões de pessoas em todo o mundo, inclusive as da costa do mar mediterrâneo em direção a Europa? 

Podemos considerar ao menos três aspectos comuns à imigração no Brasil e no mundo: O primeiro é que muitos imigrantes são fugitivos da pobreza; da vergonhosa desigualdade social; de perseguições políticas, religiosas; preconceitos; de violências contra minorias étnicas; etc. O segundo aspecto tem a ver com as mudanças climáticas aceleradas pelo intenso ritmo de produção e consumo que está levando o planeta ao colapso ecológico e ameaça a vida na Terra; do não acesso à água potável; de catástrofes naturais, como tsunamis, terremotos. E o terceiro aspecto relaciona as migrações às crises econômicas; guerras; grandes obras, grandes eventos; à impunidade de crimes como tráfico de pessoas e trabalho escravo que, de acordo com a ONU (2013), logo atrás do tráfico de drogas e de armas, são o terceiro crime mais praticado no mundo e movimentam cerca de 32 bilhões de dólares por ano, o que os coloca entre as atividades criminosas mais lucrativas da economia globalizada; à escassez de políticas migratórias que viabilizem a promoção do migrante como pessoa de direitos, de saberes que contribuem para o bem estar das comunidades que o acolhem. A maioria dos 240 milhões de migrantes no mundo atual vivencia problemas sociais semelhantes aos vividos por muitos imigrantes que tentam melhorar ou recomeçar suas vidas em terras brasileiras.

motivos reais para alardes sobre uma “invasão de estrangeiros” no Brasil? Segundo o Eurostat Statistic (2015), em 2012 havia 33,3 milhões de imigrantes na Europa, ou 6,6% da população do continente. A Alemanha e a França tinham, respectivamente, cerca de 12% e 11% de imigrantes. Em 2013, os EUA tinham 46 milhões de imigrantes, 15% de sua população. Já os brasileiros que vivem e trabalham em outros países chegam a 2,8 milhões de pessoas. Ora, os imigrantes que vivem e trabalham no Brasil são cerca de 1,8 milhão de pessoas, ou, 1% de nossa população. É falso falar em “invasão de estrangeiros” no Brasil. Isto só estimula o preconceito e a xenofobia. Na verdade, a sociedade brasileira formada por imigrantes pode ou deve buscar compreender a realidade da imigração; discutir e pressionar os governos para implementar políticas migratórias humanitárias, como o direito universal a acolhida.

Para além da xenofobia, preconceito étnico e racial: No final do Séc. XIX e início do Séc. XX, a imigração no Brasil era branca, de origem europeia, voltada para o colonato e o trabalho assalariado. Hoje, como antes, a imigração permanece voltada para o trabalho; a condição social e econômica dos imigrantes de antes e dos de hoje se caracteriza pela vulnerabilidade. Hoje, como antes, eles fogem da pobreza e trazem a esperança de conquistar respeito, dignidade, e, também trazem a capacidade de contribuir, a partir do seu trabalho, da sua cultura, para alcançar melhor padrão de vida para todas as pessoas. O que mudou então para que a xenofobia e o preconceito sejam tão acintosos como vemos nas redes sociais e nas ruas? Mudou a cor da pele e procedência dos imigrantes. Antes eram brancos europeus. Hoje são negros africanos e caribenhos destinados a postos de trabalho de baixa remuneração, como babás, frentistas, caixas de supermercados, açougueiros, ajudantes gerais, faxineiros, etc.

Há que se considerar também a migração interna no Brasil. Apesar de não constar na agenda política, ela é intensa e suas causas não são diferentes daquelas que motivam a imigração internacional. Em geral, os migrantes internos fogem de violências; da pobreza; conflitos agrários; de enchentes devastadoras; da falta de água potável; etc. Se antes as migrações internas eram percebidas através dos fluxos de nordestinos para a Região Sudeste, de sulistas para as respectivas Regiões Norte e Centro Oeste, hoje o mapa das migrações internas mostra fluxos migratórios mais complexos e voláteis entre todas as regiões brasileiras. De acordo com o IBGE (2010), a expansão do agronegócio e das grandes obras contribuiu para diversificar as rotas migratórias e os rostos dos migrantes. Em sua maioria eles são Indígenas, quilombolas, camponeses, ribeirinhos, operários, jovens (moças e rapazes) que buscam trabalho, estudo, tratamento de saúde e trazem esperanças, saberes vitais às nossas necessidades básicas, como alimentação, diversão, estudos, serviços, etc.

Políticas públicas e imigração: a imigração não é um fato isolado, nem exclusivo de um país. Então, como tratá-la de forma articulada e com foco na garantia de direitos? Não há fórmulas prontas e o caminho é sinuoso. Porém, não há dúvida da urgência de políticas de gestão humanitária da imigração, articuladas entre regiões de origem, trânsito e destino dos migrantes. E nesse aspecto o Brasil precisa dar passos concretos e ágeis. Essas políticas devem viabilizar processos justos e acessíveis de documentação, acesso ao trabalho decente, à moradia, à saúde, ao aprendizado da língua, a programas culturais e pedagógicos, como formas de inculturação, prevenção e enfrentamento ao preconceito e à xenofobia.

Ao abordar o tema sociedade e migração, a Pastoral dos Migrantes convida todas as pessoas e instituições a considerar os migrantes como dons e oportunidades de novos caminhos para a humanidade. Eles nos convidam a abrir a mente, as economias, as políticas; a vencer o medo; a enriquecer nossas culturas; estimulam-nos a derrubar fronteiras e revelam-nos que somos filhos e filhas da mesma pachamama (Mãe Terra). Trata-se de respeitar suas visões de mundo, saberes e experiências fundamentais para a construção de outros mundos possíveis. E possíveis porque já existentes nas práticas cotidianas de pessoas e comunidades. Possamos assim recriar uma nova sociedade, na qual a pátria de todos seja o mundo e o idioma seja o amor, que é sempre capaz de fazer novas todas as coisas.

 

Serviço Pastoral dos Migrantes – SPM- 30 anos rompendo fronteiras com os migrantes!

21 de junho/2015

 

terça-feira, 2 de junho de 2015

Noticia 02-06-2015

Haitianos que chegam a São Paulo vivem dias de fome e desemprego

Camila Neumam
Do UOL, em São Paulo
A leva de haitianos vindos do Acre para São Paulo (SP) vive dias difíceis. Boa parte deles se amontoa em instalações da Paróquia Nossa Senhora da Paz, no centro da capital paulista, onde fica a Casa do Migrante, comandada pelo padre italiano Paolo Parise.

Conhecido ponto de imigrantes que chegam a São Paulo, o local está lotado porque do dia 17 a 22 de maio chegaram pelo menos dez ônibus, com 44 haitianos cada um, vindos do Norte do Brasil. Sem condições de abrigar tanta gente, falta comida e estrutura no abrigo que também recebe africanos e latinos.

Parise faz o que pode e vem atraindo empresários para o abrigo no intuito de encontrar trabalho para os haitianos.

Por lá os imigrantes já foram vacinados e tiraram a carteira de trabalho. Porém, como estão doentes e famintos, muitos haitianos nem sequer têm forças para trabalhar. Outros sofrem também com a ausência da família e a dificuldade de conseguir emprego. Desolados, permanecem aos montes deitados sem rumo nas proximidades da igreja.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Notícia - Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul     



26/05/2015 05h44 - Atualizado em 26/05/2015 10h44

Imigrantes haitianos e senegaleses desembarcam em Porto Alegre

Grupo chegou à rodoviária da capital na madrugada desta terça-feira (26).
Segundo secretário, dos 12 que chegaram, 11 já têm onde ficar.

Imigrantes desembarcaram na rodoviária de Porto Alegre (Foto: Reprodução/RBS TV)Imigrantes desembarcaram na rodoviária de Porto Alegre (Foto: Reprodução/RBS TV)
Aguardados desde o fim da semana passada, imigrantes haitianos e senegaleses vindos de Rio Branco, no Acre, finalmente desembarcaram em Porto Alegre na madrugada desta terça-feira (26). Depois da passagem por Florianópolis, em Santa Catarina, 12 chegaram em dois ônibus à rodoviária, por volta das 4h30.
De acordo com o secretários municipal dos Direitos Humanos, Luciano Marcantônio, que recebeu os estrangeiros, 11 já têm onde ficar, em casas de familiares ou parentes em cidades do interior do Rio Grande do Sul.
"Finalmente chegaram, foi de muita emoção para nós, são 10 senegaleses e dois haitianos. Recebemos eles com muito carinho. Chegam assustados, mas se ambientam rapidamente, veem a postura acolhedora e ficam mais à vontade", diz ao G1 o secretário.
Após o desembarque, os imigrantes foram levados a uma lanchonete para tomar café da manhã. Depois, os que já tem destino no interior do estado seguem viagem - a maioria para Passo Fundo, na Região Norte, e Caxias do Sul, na Serra -, e o estrangeiro que não tem lugar certo para se hospedar pode ser encaminhado para o Centro Humanístico Vida, na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132, bairro Sarandi, Zona Norte da capital. No local, são recebidas doações como roupas, material de higiene e botijões de gás.
Conforme o secretário, a prefeitura continua atenta para a possível chegada de novos imigrantes nas próximas horas ou dias. "Estamos atentos desde a madrugfada de sexta para sábado. Estamos atentos 24 horas por dia", ressalta.
Pelo desencontro de informações, equipes da prefeitura se encaminharam à rodoviária nas últimas madrugadas à espera da chegada de imigrantes à capital. Em entrevistas recentes, o secretário Marcantônio reclamou de não ter sido avisado previamente sobre o envio dos ônibus e, com isso, não ter tido tempo para preparar um planejamento mais adequado.
Por essa confusão que se gerou, foi agendada uma reunião na quarta-feira (27) em Brasília, em um encontro solicitado pela Prefeitura de Porto Alegre com as autoridades acreanas, mediada pelo Ministério da Justiça.
Em novembro de 2014, chegaram à rodoviária de Porto Alegre ônibus com cerca de 300 haitianos vindos do Acre. Na época também não houve aviso prévio por parte das autoridades acreanas. Apenas 20 ficaram na cidade, onde conseguiram emprego e moradia. Os demais, partiram para outros destinos.
As viagens são pagas com o dinheiro de um convênio firmado pelo governo do Acre com o Ministério da Justiça. A prefeitura chegou a prever que cerca de 400 haitianos e senegaleses desembarcariam em Porto Alegre.
A maioria dos 12 imigrantes que desembarcaram seguirão para cidades do interiro do RS (Foto: Reprodução/RBS TV)A maioria dos 12 imigrantes que desembarcaram seguirão para o interiror (Foto: Reprodução/RBS TV)
 
Haitianos no Brasil
A imigração de haitianos que deixaram a terra natal com destino ao Brasil ganhou força em 2010, quando um forte terremoto deixou mais de 300 mil mortos e devastou parte do país. Eles vêm ao Brasil em busca de uma vida melhor e de poder ajudar familiares que ficaram para trás.
Para chegar até o Acre, eles saem, em sua maioria, da capital haitiana, Porto Príncipe, e vão de ônibus até Santo Domingo, capital da República Dominicana. Lá, compram uma passagem de avião e vão até o Panamá. Da cidade do Panamá, seguem de avião ou de ônibus para Quito, no Equador.
Por terra, vão até a cidade fronteiriça peruana de Tumbes e passam por Piura, Lima, Cusco e Puerto Maldonado até chegar a Iñapari, cidade que faz fronteira com Assis Brasil (AC), por onde passam até chegar a Brasiléia, também no Acre.