quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Noticia 27-11-2014

Vindos do Acre, haitianos começam a chegar ao RS

Ônibus com 32 imigrantes deve concluir viagem a Porto Alegre nesta quinta-feira
Haitianos saíram do Acre no início da semana | Foto: Luciano Pontes / SECOM / Agência de Notícias do Acre / CP
Haitianos saíram do Acre no início da semana | Foto: Luciano Pontes / SECOM / Agência de Notícias do Acre / CP
 
* Com informações do repórter Nildo Júnior

O Rio Grande do Sul começou a receber nessa semana uma leva de haitianos vindos do Acre em busca de trabalho. Um ônibus com os imigrantes chegou a Porto Alegre na segunda-feira e, nos próximos dias, dezenas chegarão à Capital.

O governo gaúcho foi pego de surpresa, de acordo com o assessor de Cooperação e Relações Internacionais, Fabio Balestro, que monitora a situação. Ele disse que o governo soube pela imprensa da viagem dos haitianos.

Conforme Balestro, um ônibus com 32 haitianos é esperado para o fim da madrugada desta quinta-feira. Um segundo ônibus com 44 imigrantes deve chegar ainda nesta semana e outros dois estariam a caminho. Para atendê-los, o Piratini conta com assistência do governo federal. “O governo federal está conosco para ajudar a providenciar alguma documentação que estiver faltando para que eles não fiquem em situação de vulnerabilidade”, afirmou.

Haitianos podem ser encaminhados a Caxias e Rio Grande

Não há um plano definido para receber os haitianos, mas uma ideia preliminar do governo é ajudar a encaminhá-los a cidades que já receberam imigrantes, como Caxias do Sul e Rio Grande. É possível, segundo Balestro, que os haitianos que estejam para desembarcar já tenham familiares no Estado.

Contatados, postos da Polícia Rodoviária Federal em diferentes rodovias federais do Rio Grande do Sul não tinham a informação sobre a viagem dos haitianos no início da madrugada desta quinta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário