sábado, 18 de fevereiro de 2012

Haitianos atendimento médico gratuito em Manaus

11/02/2012 21h42 - Atualizado em 11/02/2012 21h42

Haitianos recebem atendimento médico gratuito em Manaus

Alguns imigrantes não queriam ser atendidos por não saber da gratuidade.
Dados da Polícia Federal indicam que 4 mil haitianos vivem na capital.

Do G1 AM
Comente agora
Os hatianos que estão morando em Manaus começaram a receber neste sábado (11), atendimento médico gratuito realizado por profissionais e acadêmicos de medicina. Três universidades do Amazonas disponibilizaram trabalhadores. A diversidade de idiomas obriga que as consultas sejam feitas por pessoas bilíngues. Os haitianos falam língua crioula e o francês.
A acadêmica de medicina Karime Isper participou da ação. Em francês, ela entrevistou alguns haitianos. Segundo ela, o intercâmbio cultural é um benefício mútuo. "É importante para todos essa ajuda aos haitianos e a troca de informações", declarou.
Cerca de 40 mulheres passaram por exames para detectar doenças como aids, hepatite e sífilis. A haitiana Carline Julien ajudou os médicos. Ela era a única entre os imigrantes que falava um pouco o português.
Durante o atendimento os médicos relataram que muitos haitianos recusavam o benefício. Eles desconheciam a gratuidade do serviço.
De acordo com a Polícia Federal, cerca de quatro mil haitianos estão vivendo em Manaus. O apoio maior aos imigrantes vem ocorrendo por parte da Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário