sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Informação

Olá, uma ótima notícia. A lista dos 1.397 haitianos que receberam, dia 27-11-2012, a Residência Permanente está disponível no site do Diário Oficial da União http://www.jusbrasil.com.br/diarios e no mesmo site é possível consultar, informado o nome completo e corretamente. Por outro lado, a lista dos arquivos do Diário Oficial da União, em PDF, você pode receber através do seguinte e-mail: welter@jesuits.net Nota: A partir da data da publicação os hatianos tem 90 dias para fazer os encaminhamentos junto a Polícia Federal. Não deixe para o último dia. A rede de solidariedade em favor dos hatianos no Brasil, agradece! Ajude a divulgar!!! Atenciosamente, Ir. Paulo Welter


Prezados amigos e amigas, Grandes parceiros na causa dos haitianos, Muito boa notícia: mais de mil nomes de haitianos, aos quais foi concedida a Residência Permanente, foram publicados no Diário Oficial da União do dia 28 de novembro. A AUTORIZAÇÃO do Conselho Nacional de Imigração foi publicada no dia 27/11 e o DEFERIMENTO da concessão pelo Ministério da Justiça consta no D.O.U de ontem, dia 28. No site do IMDH - www.migrante.org.br - constam todos os nomes dos 5.550 titulares e mais 100 dependentes que já foram contemplados com a residência permanente. Os nomes foram colocados pela em ordem alfabética, o que facilita a busca. Obrigada à DEEST/MJ por esta organização. Para quem precisar da página do Diário Oficial da União, na qual conste o respectivo nome, pode ser obtida no site www.in.gov.br, ou, em caso de dificuldade, podem solicitar-nos que nos próximos dias lhe será enviada via e-mail. Muito obrigada a todos os que puderem colaborar na difusão mais ampla possível desta publicação, pois o prazo para fazer o REGISTRO na Polícia Federal é de noventa( 90), contados a partir da publicação. Recomendamos toda a atenção neste sentido. Paz e bem! Deus abençoe a todos e todas! Ir. Rosita Milesi, mscs Diretora Instituto Migrações e Direitos Humanos Quadra 7 - Cj. C - Lote 1 - Vila Varjão/Lago Norte 71540-400 - Brasília - DF - Brasil rosita@migrante.org.br imdh.diretoria@migrante.org.br Tel.: (0055) 61 81737688 e 3340-2689 Website: www.migrante.org.br

-------------------------------------------------------------------------------------------------------


14/12/2012-05h30
Brasil deverá dar mais vistos a haitianos

FLÁVIA FOREQUE
NATUZA NERY
DE BRASÍLIA
O Conselho Nacional de Imigração aprovou o fim da restrição à emissão de vistos para haitianos interessados em emigrar para o Brasil.
Pela regra atual, definida em janeiro deste ano, o consulado brasileiro em Porto Príncipe, capital do Haiti, pode emitir até cem vistos permanentes por mês.
A intenção é eliminar essa trava e permitir que a emissão de vistos ocorra de acordo com a capacidade de processamento da representação brasileira.
A mudança foi decidida anteontem, na última reunião do conselho neste ano, e encaminhada à Casa Civil.
Apesar de ter autonomia para tomar essa decisão, o grupo, vinculado ao Ministério do Trabalho, decidiu encaminhar o documento para o Planalto por se tratar de um tema "delicado", segundo assessores do governo.
O texto deve ser publicado ainda neste mês no "Diário Oficial da União". O próximo encontro do grupo, formado por representantes de nove ministérios da Esplanada e da sociedade civil, está agendado para fevereiro.
A nova regra deverá valer para todo o próximo ano --ao final de 2013, a medida será discutida mais uma vez.
Em janeiro deste ano, o governo anunciou a restrição para ingresso de haitianos no Brasil. A decisão foi tomada numa tentativa de coibir o ingresso ilegal dos haitianos, em grande parte pela região Norte do país.
Na ocasião, também houve um aumento do efetivo da Polícia Federal na fronteira com Bolívia e Peru.
Esse movimento migratório se intensificou após o terremoto que atingiu o país em 2010. O episódio provocou a morte de 200 mil pessoas e devastou a capital do país, o mais pobre das Américas.
O governo decidiu ainda regularizar a situação dos haitianos que entraram no Brasil ilegalmente, concedendo visto de caráter humanitário para os que já estavam no país.
Nos últimos dois anos, o governo autorizou emissão de 4.016 vistos desse tipo para haitianos.
No Haiti, a emissão de 1.200 vistos ao ano, entretanto, não foi suficiente para atender a demanda.
Reportagem da Folha publicada na semana passada mostrou que o consulado brasileiro já não recebe mais novos pedidos de vistos permanentes --as entrevistas para concessão dos vistos para 1.200 famílias haitianas em 2013 já foram realizadas.
A avaliação do governo é de que essa demanda reprimida pode estimular a vinda ilegal de haitianos e a atuação de "coiotes" (atravessadores). Ao mesmo tempo, o governo não acredita que o fim da limitação de vistos provocará uma "explosão migratória" para o Brasil.
Representantes da sociedade civil também não veem prejuízo com a mudança. A princípio, a concessão de cem vistos por mês para famílias do Haiti foi vista com ressalva por centrais sindicais.
Havia um temor de que os estrangeiros tomassem postos de brasileiros, o que não se confirmou.
A expectativa é que essa mão de obra seja absorvida em obras do PAC.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1201079-brasil-devera-dar-mais-vistos-a-haitianos.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário